Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

ESTRATÉGIAS DE MARKETING


Estratégias de Marketing

Sendo a área de Marketing o foco desta pesquisa, foi possível identificar a ausência de um setor definido para a realização das estratégias de Marketing. Atualmente dois setores vêm sendo responsável por essa área e se confundindo na realização das atividades: departamento de Comunicação e o departamento de Assessoria e Imprensa.

Esse fato vem sendo discutido pelos dirigentes e constitui-se numa proposta de criação de um departamento responsável pelas estratégias de Marketing, unificando os dois setores atuais em um só.

Esta mudança é muito importante, pois muitas ações que deveriam estar centradas em um só departamento, estão divididas entre os dois, fazendo com que muitos esforços sejam despendidos para que os departamentos mantenham uma comunicação constante e eficiente.

O departamento de Comunicação é responsável por todo tipo de relação com a comunidade: é ele que entra em contato com a sociedade civil na busca mais recursos, contata outras organizações para realização de parcerias, promove eventos, faz a divulgação, busca patrocinadores para os eventos, recebe visitas, etc; em suma: qualquer pessoa ou organização que queira estabelecer algum acordo, é através desse departamento.

É responsável também pela elaboração de estratégias de captação de recursos através de diversos programas, como o do Cartão de Natal e do Cofrinho : elabora os cartazes, folders, cartões, cofrinhos e é responsável por sua distribuição em pontos definidos da cidade.

Já o departamento de Assessoria de Imprensa é responsável pela elaboração de um documento que agrupa tudo o que sai na imprensa sobre a FEAC: jornais, revistas, TV, e outros meios de comunicação. É o responsável pela divulgação da organização: faz os jornais- Jornal FEAC, que é elaborado periodicamente- folders, informativos, livretos explicativos de cada programa; elabora clipagens; imprensa eletrônica, etc.

Verifica-se portanto, que esses dois departamentos possuem algumas funções semelhantes e outras complementares, que se fossem agrupadas em um só setor, seriam capazes de maximizar os efeitos positivos do Marketing.

Um especialista de marketing que tem acesso a todas as informações necessárias, é capaz de elaborar com muito mais facilidade um planejamento das estratégias de captação de recursos assim como das campanhas de divulgação da FEAC: um só setor, com maior eficiência, elaborando programas, verificando as necessidades do público - alvo, analisando os custos envolvidos e promovendo a divulgação da organização.

A própria instituição reconhece a importância do Marketing para o sucesso da organização e investe pesado em propagandas e outros meios de divulgação, pois é imprescindível que a sociedade reconheça a dimensão dos benefícios que essas entidades proporcionam para a comunidade.

No entanto, o marketing é um fenômeno que só atualmente vem sendo reconhecido e adotado por algumas Organizações Não-Governamentais, sendo que uma grande parte dessas instituições possuem uma visão míope acerca desse assunto e não o consideram relevante para a consecução de suas atividades.

A própria FEAC alguns anos atrás considerava o investimento em marketing um desperdício de recursos, algo indiferente e desnecessário para o êxito de suas atividades. Porém, ao analisar alguns efeitos positivos desencadeados pela utilização do marketing, a instituição passou a dar maior importância a esse aspecto essencial para a sobrevivência e crescimento das organizações modernas.

Desde então, a FEAC passou adotar o marketing como um instrumento de apoio e catalizador dos resultados esperados, visando uma administração objetiva, racional e eficiente. Isso possibilitou maior eficiência e qualidade dos serviços prestados, contribuindo para a expansão e consolidação tanto da FEAC como das entidades afiliadas.

Porém, a falta de consciência da comunidade, apesar da crescente expansão do Terceiro Setor, é ainda um dos grandes problemas dessas instituições. Muitas pessoas ainda exitam em fazer doações, participar de eventos ou voluntariar- se por uma causa social. Não percebem que sem o trabalho dessas instituições, as cidades se transformariam em verdadeiros caos. Nesse sentido, as propagandas agem como eficientes sensibilizadores capazes de aumentar a consciência dos indivíduos acerca desse assunto.

É incalculável a dimensão dos benefícios que essas instituições acarretam para a sociedade, prestando todo tipo de serviço social que os setores marginalizados necessitam: educação, assistência médica, reabilitação de criminosos, qualificação profissional, minorias raciais, meio ambiente, etc.

Verifica-se que apesar da crescente expansão do Terceiro Setor e da solidificação do sentimento de solidariedade nas comunidades, muitas pessoas ainda não reconhecem a importância dessas ações sociais e os impactos positivos que elas provocam nas comunidades. É nesse sentido que o marketing, através de seus diversos mecanismos, é capaz de provocar maior conscientização das pessoas e estimular a mobilização das mesmas para as causas sociais. Pois da mesma forma que a propaganda de um determinado produto induz os consumidores a adquiri-lo, a propaganda e divulgação de uma entidade assistencial é capaz de sensibilizar a comunidade acerca dos problemas sociais e induzi-la a participar e contribuir para com os programas realizados.

Neste trabalho procurou-se fazer uma breve exposição conceitual sobre o Terceiro Setor: quando surgiu na América Latina, quais os impactos das ações das ONGs nas comunidades, seus principais beneficiários e suas áreas de atuação.

Essa breve análise possibilitou perceber a evolução e o crescimento dos serviços prestados pelas ONGs, assim como detectar as áreas em que elas centralizam suas ações: a maior parte delas prestam serviços diretos para a comunidade, principalmente crianças e adolescentes marginalizados e sem expectativas de vida.

Para uma melhor visualização da atuação das ONGs, foi feito uma pesquisa de campo em uma ONG selecionada de acordo com algumas de suas características: a Fundação FEAC, destaque entre milhares de instituições do setor público não estatal, caracterizada por seu grande porte, pelo volume de recursos arrecadados e por beneficiar milhares de pessoas direta e indiretamente.

A partir da descrição do histórico da entidade, de suas atividades, de suas fontes de recursos, da dimensão de seus benefícios e de sua estrutura organizacional, foi possível detectar algumas características peculiares que são responsáveis por seu crescente êxito. Com base nessas características, serão feitas algumas considerações finais sobre a FEAC:

A FEAC se distingue da maioria das outras organizações do setor público não estatal quanto à obtenção de recursos: sua principal fonte de arrecadação provém das rendas oriundas de aluguéis de terrenos doados por seus idealizadores. Consiste num volume muito grande de recursos, e permite que todas as atividades da organização sejam facilmente efetivadas.

Esse grande volume de recursos além de possibilitar a remuneração de seus funcionários, permite uma melhor programação da fundação, que pode executar seu planejamento com base em recursos fixos e obter maior concretização de suas atividades.

Cabe ressaltar também, que a eficiência da fundação em parte se deve aos recursos disponíveis: se não contasse com dirigentes altamente responsáveis e eficientes, com certeza a organização teria obtido resultados muito inferiores e não seria o que é atualmente.

Através da percepção acerca da complexidade que consiste a problemática social, a FEAC não se limitou à sua atividade-fim, que é prestar assessoria administrativa às entidades; resolveu atuar diretamente em alguns programas e projetos direcionados nas áreas de educação e habitação, contribuindo para maior incorporação de pessoas carentes nos programas.

E para a execução de todas essas atividades, a FEAC conta com uma estrutura administrativa sólida e composta por profissionais e técnicos altamente qualificados, que se reciclam constantemente para atender às expectativas de desempenho na organização. São pessoas que diariamente estão refletindo sobre:

  • Como melhorar a execução das tarefas;
  • Como maximizar os recursos existentes, reduzindo custos e ampliando as receitas;
  • Quais as demandas sociais existentes, através da análise dos principais problemas da comunidade campineira;
  • Quais as metas e objetivos a serem definidos e os meios para executa-los (busca de parceiros, como bancos de financiamentos, prefeituras, empresas, etc.);
  • Como deve ser feito o acompanhamento dos projetos (definir as medidas de desempenho);
  • Como deve ser feita a análise dos resultados obtidos.

Portanto, o fator crítico de sucesso da FEAC é a forma como é administrada suas estratégias, através do investimento em planejamento que possibilita maior economia de recursos e direcionamento de suas atividades, e através da utilização do Marketing como uma ferramenta de maximização dos recursos.


Share:

Um comentário:

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre estratégias de marketing

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog