Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

PARQUE NACIONAL DA PEDRA AZUL

PARQUE NACIONAL DA PEDRA AZUL
Localização
Está localizado no município de Domingos Martins (ES), distante 89 km de Vitória (ES)

Superfície
1.240 hectares.

O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado para proteger um conjunto de valores naturais, onde se destaca a Pedra do Lagarto, de formação de granito e gnaisse a 1.822 metros de altura, unida à Pedra Azul, que pode ser vista na BR-262.

A unidade de Conservação se encontra inserida no Bioma da Mata Atlântica, um dos mais diversos e ameaçados.

Pedra Azul
Pedra do Lagarto
A caminho do início da trilha
Trilha das Piscinas Naturais

Os ecossistemas englobados pela área do Parque são os Campos Rupestres (vegetação que se desenvolve sobre as pedras) e a Floresta Ombrófila Altimontana (matas influenciadas pelo regime de chuvas, localizadas acima de 1500 metros de altitude).

A fauna e flora são muito diversas, inclusive com a presença de espécies endêmicas (que só ocorrem na área do Parque).

Acesso
O acesso ao Parque pode ser feito pela Rodovia BR 262, entrando no Km 89, passando pela Rota do Lagarto (ES010) por 2 km até a entrada.

Outro acesso se dá pela rodovia de acesso a Vargem Alta e Cachoeiro (ES164), chegando até a localidade de São Paulinho de Aracê, onde existe acesso para a Rota do Lagarto, com um percurso de 5 km até a entrada do Parque.

Trilhas
As trilhas existentes permitem a contemplação de áreas de Mata Atlântica, passando por mirantes e piscinas naturais. O parque possui duas trilhas: Trilha da Pedra Azul (nível fácil): com distância de 480 m, onde os visitantes são conduzidos até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.

Trilha das Piscinas Naturais (nível médio / difícil): com 1400 m, onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97 m com auxílio de corda. O banho nas piscinas é uma opção de recreação no local.

Bromélias
Macaco-prego
Flora
O conjunto da vegetação existente na área do Parque inclui a vegetação rupestre (que se desenvolve sobre pedras) e floresta ombrófila altimontana. As principais espécies encontradas são orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de várias espécies de canela.

Fauna
Sua fauna é diversificada possuindo diversas espécies, tais como: macaco prego, tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão-pelada, trinca-ferro e sabiá além de animais ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça sussuarana e barbado.

PARQUE NACIONAL DA PEDRA AZUL
A pedra Azul, um grande rochedo que muda de cor por conta de liquens, é o cartão postal de Domingos Martins. As casinhas com ares europeus e a calmaria dão o clima de lua-de-mel à cidade.
O município de Domingos Martins, estado do Espírito Santo, região sudeste, abriga a Reserva Florestal de Pedra Azul, que foi criada pelo Decreto 312, de 31 de outubro de 1960. A Lei 4.503, de 2 de janeiro de 1991, transformou a reserva em Parque Estadual de Pedra Azul, com uma área de 1.240 hectares. O bioma predominante desta unidade de conservação brasileira é de floresta ombrófila densa antimontana. Suas coordenadas geográficas são S 20º 24'07" W 41º 01'23".

Parque nacional, no Espírito Santo, localizado no município de Domingos Martins, com altitude média de 1350mts, possuí uma área de 10.000 hectares, apenas 5% do parque é aberto a visitação, e abriga a Pedra Azul e a Pedra das Flores, importantes afloramentos de granito e gnaisse, cartões postais do estado, por causa de sua beleza espetacular, com respectivamente 1822 e 1909mts, por passarem a maior parte do tempo encobertas pelas nuvens, há um micro-clima super-úmido e frio em seu topo, isso faz com que muitas plantas, especialmente flores e orquídeas cresçam em seu topo (dai o nome), o parque foi tombado como Reserva Florestal em 1961, passou ao status de parque estadual em 1981, e virou parque nacional em 1996. A região com rica biodiversidade e diversas espécies endêmicas, foram catalogados 182 espécies de aves endêmicas (que só existem naquele lugar) 51 espécies de bromélias endêmicas, e 26 espécies de orquídeas endêmicas, no parque existem muitas cobra, veados, macacos, preguiças algumas onças e muitas aves, com atenção para as Andorinhas de Colar Branco, que migram para região durante os meses de Junho a Julho, quando a temperatura na região fica na casa de 0°C, elas fazem suas tocas e se reproduzem em cavernas, na Pedra Azul, a vegetação original é a mata-atlântica, com árvores que chegam a 25m, a muitas bromélias, samambaias e orquídeas. No parque, ficam localizados as nascentes do Rio Jucu, braço norte e braço sul, que abastece 70% do consumo de água na Grande Vitória, e existem vários lagos, cachoeiras e piscinas naturais.

O parque fica localizado no distrito de Pedra Azul do Aracê, região que tem o considerado 3° melhor clima do mundo. Os terrenos ao redor do parque, que a 20 anos atrás ninguem quis ocupar gratuitamente, hoje, estima-se que tenham um valor de R$ 4,5 milhões, nos arredores do parque, ficam localizados alguns dos melhores hotéis do estado do Espírito Santo. A Pedra Azul, tem esse nome devido ao fato, de que dependendo da incidência de luz solar, a pedra, pode mudar de cor, ficando as vezes Azul, as vezes Verde, as vezes Amarela, porém a maior parte do tempo Branca Acinzentada. A Pedra Azul muda de cor 36 vezes por dia.

É no Km 89/90 da BR 262 que pode ser visto o maciço da Pedra Azul com seu pico de 1822m de altitude. Também é conhecida como a Pedra do Lagarto pelo formato de uma saliência em forma de um animal que parece subir pela sua encosta. Aos fundos, na mesma formação rochosa de granito e gnaisse avista-se a Pedra das Flores com 1909 m de altura.

A Reserva Florestal de Pedra Azul foi transformada em Parque em 1991 com o objetivo de proteger o eco sistema de Mata Atlântica no entorno da Pedra Azul, ocupando uma área que atinge três municípios: Domingos Martins, Alfredo Chaves e Vargem Alta. Para programar o passeio pelas trilhas da Pedra Azul é necessário agendar no CAVI (Centro de Apoio ao Visitante)
pelos telefones (27) 3248-1156 ou (27) 9962-8548 nos horários de 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas.

Existem quatro trilhas para percorrer: a das piscinas, do mirante, do lagarto e da base, encontra-se no Parque um museu ecológico localizado no Centro de Visitantes Júlio de Oliveira Pinho. O parque é aberto para visitação de quarta-feira a domingo. De segunda-feira a terça-feira fica fechado para manutenção.Todo passeio no Parque, deverá ser agendado com antecedência e deverá sempre ser acompanhado por um Guarda Florestal do IDAF

Atrações: Piscinas Naturais, Trilhas baixas (Base da Pedra Azul e Lagarto/Mirante.

Para maior segurança na escalada para as Piscinas Naturais, o número máximo de pessoas por vez na corda é de 02 pessoas e a idade mínima permitida é 10 anos.
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog