Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

NOVA MUTUM PARANÁ - RONDÔNIA

Nova Mutum Paraná

O Município de Nova mutum Paraná é inaugurado no dia 20 de janeiro de 2011. Construída às margens da BR-364, Nova Mutum Paraná está localizada a cerca de 100 km da capital Porto Velho (RO) e com acesso livre ao Acre. O Projeto Urbanístico, que dispõe de uma área de dois milhões de metros quadrados, conta com 1.600 casas, com capacidade para seis mil moradores e o Polo Industrial Porto Velho, preparado para instalar 26 novas indústrias.

Nova Mutum Paraná foi planejada pela Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, com o objetivo principal de atender os moradores do antigo distrito de Mutum Paraná - única área a ser envolvida diretamente pela formação do lago do futuro reservatório da UHE Jirau.

A cidade possui ruas asfaltadas, tratamento de água e esgoto, rede de telefonia fixa e móvel, acesso à internet banda larga, coleta seletiva de lixo, praças e áreas de lazer, escolas de ensino fundamental e médio, terminal rodoviário, Correios, agência bancária, posto de saúde, central de abastecimento, além de setor para instalação de indústrias de médio e grande porte, centro comercial e feira livre dos produtores rurais.

Atualmente o local conta com 156 famílias remanejadas de Mutum Paraná que optaram pelo Reassentamento Coletivo Urbano, 05 que optaram morar em Nova Mutum e receber as demais benfeitorias no loteamento rural, além de parte dos profissionais da Usina Jirau.

A empresa
A Energia Sustentável do Brasil é formada pela Eletrobras Eletrosul (20%), Eletrobras Chesf (20%), Camargo Corrêa (9,9%) e GDF Suez Energy (50,1%), a majoritária do grupo empreendedor, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Jirau. Com 50 turbinas, a hidrelétrica terá capacidade instalada de 3.750 MW e é a maior obra em construção no Brasil. A previsão para início da geração é no primeiro semestre de 2012.

Observatório Ambiental Jirau
Localizado em Mutum Paraná, o Observatório Ambiental Jirau, mantido pela Energia Sustentável do Brasil, possui como objetivo principal promover atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável das comunidades que se encontram na área de influência da Usina Hidrelétrica Jirau.

Através de ações de capacitação para a formação de monitores ambientais em pesquisa social e produção de informações socioambientais como cinema, documentário e jornal, manejo ambiental e projetos de geração de renda, informática, música, desenho e outras, cerca de 160 pessoas da comunidade são atendidas pelo programa, dos quais 26 jovens atuam na Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental (UDA), que funciona no Observatório.

O projeto prevê que o Observatório se torne uma organização auto-sustentável, gerida por representantes de diversos segmentos sociais das próprias comunidades do entorno do empreendimento, com estatuto e regimentos aprovados em assembleia.
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog