Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE

Garantia de representatividade dos ecossistemas regionais, proteção e valorização da biodiversidade da área protegida, fomento e desenvolvimento de pesquisas científicas, implementação de atividades de educação ambiental, divulgação de suas belezas cênicas e desenvolvimento de atividades de recreação e lazer em áreas destinadas ao uso público dentro da unidade.

ÁREA DA UNIDADE
169.765,00 (ha)

Vista Aéra das Cataratas
ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS
Antecedentes Legais

André Rebouças, engenheiro do Império (II Reinado), já em 1876 sugeriu a criação de um Parque Nacional que contemplasse desde as Sete Quedas d Paraná até as Cataratas d Iguaçu, abrigando uma grande e importante área de florestas do oeste paranaense. "Desde a foz do rio Ivaí até do Iguaçu, rio Paraná reúne toda as gradação possível do bel a sublime, do pitoresco ao assombroso! Formando uma prodigiosa escala de menor a maior e de maior a menor até o magnífico salto do Iguaçu" escreveu Rebouças. No ano de 1916, Santos Dumont, impressionado com a beleza das cataratas, solicitou pessoalmente ao presidente da Província do Paraná a transformação do local em área pública. Nesse mesmo ano, um decreto estadual declarou a área de utilidade pública. Em 1930, outro decreto ampliou a área desapropriada e repassou-a ao governo federal com o objetivo expresso de transformá-la em Parque Nacional. Baseado neste decreto, o presidente Getúlio Vargas, em 1939, criou o Parque Nacional do Iguaçu com ínfimos 3.300 ha, porém, logo em 1944, o parque foi ampliado abrangendo praticamente os limites atuais, os quais estabelecidos em definitivo pelo Decreto Nº86.676 em dezembro de 1981.

Aspectos Culturais e Históricos
Historicamente foi cenário das missões jesuítas para a catequese dos Tupi-Guaranis, posteriormente os Bandeirantes paulistas expulsaram os jesuítas espanhóis, permanecendo assim sob o domínio de Portugal toda aquela região. A área abriga grande quantidade de sítios arqueológicos. A origem da palavra Iguaçu é indígena-guarani e significa "água grande". . O Parque Nacional do Iguaçu foi incluído na "lista do Patrimônios Naturais da Humanidade", em Novembro de 1986.

ASPECTOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS Clima
Clima temperado (mesotérmico brando superúmido sem seca), com temperatura média anual entre 18 e 20°C. Sua temperatura máxima absoluta é de 34 a 36° e mínima absoluta de - 8 a 4°C. A média pluviométrica anual varia entre 1.500 e 1750mm.
Relevo
Está situado no Terceiro Planalto do estado, o planalto das araucárias. As características do relevo residem na formação da Serra Geral, que constitui o substrato litológico fundamental.

Vegetação
Maior unidade de conservação brasileiro no domínio da Mata Atlântica, é considerado um dos últimos remanescentes dessa vegetação no sul do país. É representada pela Floresta Estacional Semidecídua, Ombrófila Mista (Mata de Araucária) e Formações Pioneiras Aluviais.

Fauna
Abriga grande diversidade de espécies animais, muitas delas vulneráveis ou ameaçados de extinção. É refúgio da última população viável de onças-pintadas do sul do país. São registradas para a área pouco menos de 400 espécies de aves e aproximadamente 50 espécies de mamíferos. Outros táxons continuam sendo estudados a fim de se inventariar toda a fauna da unidade.


BENEFÍCIOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO E REGIÃO
Além da garantia de qualidade ambiental promovida pela unidade de conservação, protegendo uma grande quantidade de recursos hídricos, resguardando amostras de ecossistemas e de biodiversidade em geral, o Parque Nacional do Iguaçu abriga os principais atrativos turísticos da região, respondendo por uma grande quantidade de empregos diretor e indiretos. Especificamente em Foz do Iguaçu, mais de 70% dos empregos diretos e indiretos estão vinculados ao turismo. Aos municípios lindeiros ao parque são repassados anualmente mais de R$6 milhões via ICMS Ecológico, somente pela existência do Parque Nacional do Iguaçu. Representa também um incontestável potencial para o desenvolvimento de alternativas econômicas e sociais baseadas em relação harmoniosa com a natureza.

USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO
Caça de animais silvestres; exploração ilegal de palmito (Euterpe edulis), atropelamento de animais nas estradas que margeiam e no interior da unidade, uso de agrotóxicos nas propriedades rurais do entorno da unidade e pressões para a reabertura de uma estrada ilegal que corta a unidade - estrada do colono.


O Parque Nacional de Iguaçu é a unidade de conservação mais visitada do país. Recebe anualmente cerca de 700.00 visitantes nacionais e estrangeiros. Estes números proporcionam uma receita invejável, tornando o parque um dos melhores do Brasil em termos de infra-estrutura. O excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração (anterior e atual), fazem do Iguaçu um parque nos moldes dos melhores parques do planeta. Não é exagero compara-lo ao Yosemite, na Califórnia, em termos de organização.As belíssimas cataratas do Iguaçu - Foto: Eduardo IssaComo minha última visita aqui havia sido em 1988, constatei uma mudança significativa. É claro que a beleza cênica e a magnitude destas maravilhosas cataratas continuam impressionando qualquer um. A partir do centro de visitantes, por sinal uma bela obra de arquitetura e muito bem planejado, ônibus do tipo “double deck” (dois andares) partem a todo o momento em direção às passarelas das cataratas. A entrada de veículos particulares no parque foi proibida e o ônibus é a única opção adentra-lo.

Nas passarelas ao longo da estrada do parque, a visão é magnífica. São 275 saltos, dependendo da vazão e da época do ano, com alturas de até 72 metros. No caminho, os quatis perambulam como doidos atrás de comida fácil. Cuidado com seus alimentos, eles são muito rápidos. E o mais importante: NÃO DÊ COMIDA A ELES. Centenas de borboletas voam nos arredores e fazem um show de cores pelo caminho.

Os passeios que partem da água, através de botes e barcos, são imperdíveis e espetaculares. A empresa Macuco, que tem a concessão para operar dentro do parque, realiza um trabalho de primeiro mundo, transmitindo toda a segurança aos usuários. A imagem das quedas por entre enormes paredes de rochas vulcânicas vai se solidificar na sua mente. Se você estiver disposto a gastar um pouco mais, faça um vôo de helicóptero sobre as cataratas, posso afirmar que será um dos mais belos vôos da sua vida!

Para o futuro, novas atividades repletas de emoção serão implantadas no parque, como trilhas ecológicas, paredes de escalada e passeios de bike, tudo dentro das normas do Plano de Manejo. O Iguaçu é um dos poucos parques do Brasil a ter seu plano aprovado e em atuação. Resumindo tudo, o Iguaçu, além de ser um espetáculo da natureza, é também um modelo de parque a ser seguido e deve ser conhecido por todos os brasileiros.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog