Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

SARZEDO - ASPECTOS GERAIS DE SARZEDO


Sarzedo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a 20º02'07" de latitude sul e 44º08'41" de longitude oeste, a uma altitude de 796 metros, situado às margens da rodovia MG-40, entre os municípios de Ibirité e Mário Campos, tendo como limite ao norte o município de Betim, separados pelo Ribeirão Sarzedo, e ao sul o município de Brumadinho, separados pela Serra Três Irmãos, extensão da Serra do Curral. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Sua população estimada em 2008 era de 24.828 habitantes.

Possui uma área de 62,1974 km² e cerca de 18 bairros.

O município de Sarzedo, localiza-se na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e limita-se com os municípios de Betim, Ibirité, Mário Campos e Brumadinho. É constituído apenas do distrito sede e possui uma área de 62,17 Km², que corresponde a cerca de 0,3% da superfície total da Região Administrativa em que está inserido na RMBH. A cidade, a 767,31 m de altitude (Estação Ferroviária), tem sua posição determinada pelas coordenadas geográficas de 20º 02’07” S e 44º 08’43” W.

Os primeiros contatos do homem branco com a região recuam ao início do ciclo do ouro. As terras do atual município ficaram à margem do processo de ocupação e urbanização que caracterizou as regiões auríferas de Minas Gerais.

O povoamento de Sarzedo teve maior impulso com a implantação da Estrada de Ferro Central do Brasil, linha do Paraopeba. A estação de Sarzedo foi inaugurada em 20 de junho de 1917. O nome da estação e, depois, do município, é uma homenagem ao engenheiro espanhol Francisco Sarzedo que trabalhou na construção do ramal ferroviário.

Anteriormente o povoado era conhecido por Cachoeira de Santa Rosa de Lima, referência a uma famosa cachoeira próxima a atual cidade e a uma fazenda pioneira na região cujo nome era Santa Rosa de Lima.

O povoado foi crescendo lentamente ao redor da estação. A Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, elevou o povoado de Sarzedo a distrito do município de Betim. O distrito de Sarzedo foi transferido para o município de Ibirité em 30 de dezembro de 1962, data da criação deste novo município. Finalmente, foi emancipado através da Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995. Em 1º de janeiro de 1997 tomaram posse os primeiros Prefeito e Vice-Prefeito e a primeira Câmara Municipal. A área rural hoje, representa um importante papel na constituição do Município, possuindo 5,44% da população da cidade. Além disso, tem um importante papel na economia, visto que de suas propriedades saem produtos hortigranjeiros que abastecem parcialmente a cidade e também outras regiões.

Emancipação
Sabará é o berço da maioria dos municípios de Minas Gerais, serviu de ponto de apoio do bandeirante Fernão Dias em busca de esmeraldas e ligação entre o sertão mineiro e o Estado de São Paulo. Atraiu milhares de aventureiros e logo se tornou o arraial mais populoso da região, foi elevado a Vila (município) por Decreto Imperial em 1711, Santa Quitéria (Esmeraldas) era um dos seus distritos. Esmeraldas foi criado o distrito em 1832 (Decreto imperial de 14/7/1832). Emancipado de Sabará, em 1901 (Lei 319, de 16/9/1901), tinha como denominação anterior, o nome de Santa Quitéria, e o nome Esmeraldas, foi adotado em 1943 (Decreto-lei 1.58 de 31/12/1943). Betim, cujo distrito criado em 1846 (Lei 291, de 26/3/1846), antes de se chamar Betim, recebeu as denominações: Capela Nova e Capela Nova de Betim. A emancipação de Betim do município de Esmeraldas foi no dia 17/12/1938, pelo Dec.-lei 148, quando foi adotado o atual nome “Betim”. Ibirité, antigo distrito do município de Betim, teve como denominação anterior: Vargem da Pantana. A criação do distrito, ocorreu no dia 02/6/1890, pela Lei 88. O atual nome, foi adotado no dia 17/12/1938, Dec.-lei 148. Ibirité foi emancipado do município de Betim em 30/12/1962, Lei 2.764, Sarzedo ficou como distrito de Ibirité. Sarzedo, em 1917 (20/6/1917), o povoado recebia o atual nome. Em 1948 (Lei 336, de 27/12/1948) Sarzedo passava a distrito de Betim. O distrito de Sarzedo passou a integrar o município de Ibirité, quando da emancipação do mesmo. Com o crescimento de Sarzedo, em 21/12/1995, através da Lei 12.030, ocorreu o processo de emancipação. Nos 10 (dez) anos que se passaram desde a emancipação política e administrativa, a cidade vem sendo preparada para receber os muitos investimentos necessários a fomentar o desenvolvimento social e econômico da região, principalmente no que tange aos setores econômicos tradicionais, como a agricultura e a mineração, além de uma importante ação de fomento a novas atividades geradoras de receitas e empregos, como a implantação de um Parque Industrial, que já conta com mais de 20 (vinte) empresas instaladas, e ainda 11 (onze) outras em fase de instalação, sendo importante destacar a existência de áreas para viabilizar a implantação de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) empresas de pequeno e médio porte.

Geologia
Geomorfologicamente, Sarzedo ocupa pequena porção da unidade denominada Quadrilátero Ferrífero. O Quadrilátero Ferrífero, que informalmente é considerado a partir da Formação Sabará, abarca, além desta, as formações Barreiro, Fecho do Funil (quartzito Taboões), Cercadinho, Gandarela e Cauê. A Formação Cauê deve ser considerada como a linha de cumeada que limita o município, ao sul, caracterizando-se por cotas elevadas. Esse alinhamento recebe a denominação local de Serra Três Irmãos. Litologicamente é composta por itabiritos, hematita compacta e filitos hematíticos, em grande parte alterados.

Quanto às formas de relevo, na porção norte, o município é formado por colinas de topo aplainado, com altitudes médias que variam entre 800-900 metros e vertentes com vales abertos, com aproveitamento para diversos cultivos hortigranjeiros. Na parte sul, o município é limitado por superfícies mais elevadas, formada por cristas que se alinham na direção SW-NE, com altitudes médias variando entre 1000 e 1350 m. O clima predominante, é o tropical de altitude com verões quentes. Ocorrem duas estações climáticas: uma de outubro a março, caracterizada por temperaturas mais elevadas e maiores precipitações e outra de abril a setembro, período de estiagem e temperaturas pouco mais baixas. Os dados climatológicos para Sarzedo, foram obtidos na estação climatológica de Ibirité, a mais próxima do município, que registrou os seguintes valores no período de 1961 a 1990.

Times de Futebol de Sarzedo

 Barcelona EC
 Brasília EC
 Canarinho EC
 Cascavel
 Deportivo La Segunda EC
 EC Santa Rosa de Lima
 Estrela de Sarzedo EC
 Ghana FC
 Itaminense EC
 Juventus
 Liberdade EC
 Masterville FC
 Novo Horizonte EC
 Oriente
 Planalto EC
 Quadrangular EC
 Satélite
 Roma EC
 Sarzedo EC
 Ajax
 Democrata
 Unidos Santa Mônica FC
 Valência FC
 Vera Cruz EC

Wikipédia
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog