Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

ÁGUA BOA: CIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO



Água Boa é um município do Estado de Mato Grosso, como sede de mesmo nome, situada às margens da BR 158, à 730 Km de Cuiabá-MT. Seu território, inicialmente, pertenceu aos índios Marajepéi e Isuvá atualmente extintos. A partir de 1957 iniciou-se a sua ocupação, que ocorreu com a chegada de várias famílias do Rio Grande do Sul.

Água Boa é hoje conhecida em todos os continentes por sediar o maior Leilão da Gado do Mundo. O Megaleilão tem atraído diversos investidores para o município e contribuído efetivamente para o seu franco crescimento.

História
A região onde está assentado o município de Água Boa foi território de nações indígenas hoje desaparecidas, como os Tsuvá e Marajepéi. Na década de 1940, a Expedição Roncador-Xingu chegou ao território e, junto com as Forças Armadas, procurava um lugar mais seguro para, em caso de necessidade, transferir a capital da República do litoral para o interior.

A colonização da região consolidou-se a partir de 1958. A primeira fazenda foi implantada pelo pioneiro gaúcho Paulo Jacob Thomaz, incentivando e impulsionando a vinda de outras famílias do Rio Grande do Sul, ficando a comunidade conhecida como Vau dos Gaúchos.

Na década de 1970, a região recebeu novos colonos e passou a ser um dos marcos do desenvolvimento agrícola do Estado de Mato Grosso. Diversos órgão do Governo federal, como a Sudam e a Sudeco, estimularam o agronegócio no cerrado por meio de projetos específicos, casos do Proterra e Polocentro.

O núcleo de Água Boa foi fundado em 09 de julho de 1976, dia em que é comemorado o aniversário do município. Porém a criação do município ocorreu em 26 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual n° 4.166 daquele mesmo ano.

Geografia
Água Boa se consolida como uma das mais promissoras cidades de Mato Grosso e um dos melhores locais para investimentos, principalmente no agronegócio.

O clima de Água Boa é agradável e o solo é rico e propício tanto para a agricultura como para a pecuária, tendo atraído diversos produtores e empresários para o município.

Turismo
A cidade dispõe de uma boa estrutura hoteleira, com hotéis, pousadas e bons restaurantes, proporcionando uma excelente estadia aos seus visitantes. Para quem pretende conhecer Água Boa, sua belezas naturais, as possibilidades de grandes negócios haverá uma calorosa acolhida.

Relevo
O Relevo do município de Água Boa é constituído por uma formação de planalto denominada Serra do Roncador, pela planície denominada Depressão do Araguaia e por planícies da bacia do Xingu. O Relevo predominante plano e suavemente ondulado, ocorrendo em menor escala.

Hidrografia
Por está localizado sobre a Serra do Roncador, o município de Água Boa está situado no divisor de águas das bacias do rio Araguaia e Xingu, sendo a primeira responsável pela drenagem da porção leste e a segunda da parte centro-oeste.

Área: 7.582 Km2
Distância da Capital (Cuiabá): 730 Km
População: 20.562 hab.
Gentílico: água-boense
Clima: Tropical
Altitude: 430 metros em relação ao nível do mar
Bioma: Cerrado

Economia
A base da economia do município de Água Boa é composta principalmente pela pecuária de corte e pela agricultura (arroz, soja e milho).

Indústria: Várias indústrias se instalaram em Água Boa como as indústrias de ração Nutrab, Novanis e Du Val. Cerâmica Casa Nova. Confecções Marky, Novo Espaço RB e Adrivanes. Indústrias de calcário Serra Durada, Roncador e Vanguarda. Metalúrgicas Açolamb, Cesar e Meço. Indústria de beneficiamento Palmitos Luana. Indústrias moveleiras Fachinello, Yucumã, personalizados e Madereira Mendel.

Calendário de Eventos Anuais
Fevereiro: Carnaval de Rua
Abril: Megaleilão
Maio: Jogos Escolares
Junho: Festa Junina todos os sábados
Julho: 09/07 - Aniversário do município e Expovale
Outubro: 12/10 – Festa da Santa Padroeira: Nossa Senhora Aparecida
Dezembro: Reveillon
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog