Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

VITORINO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE VITORINO - PARANÁ

Vitorino é um do estado do Paraná. Sua população estimada em 2012 era de 6.931 habitantes.

Etimologia
Vitorino Nome pessoal masculino. Origina-se do latim “Vitruviu” e segundo o dicionarista João H. M. Drumond, em Dicionário de Nomes Próprios, significa vidro.

Origem Histórica
O Município de Vitorino teve como origem um entreposto que ficava no caminho percorrido pelas tropas de burro, transportando mercadorias entre Barracão e Clevelândia, no período de 1920 a 1925.

As primeiras famílias de origem italiana e alemã, começaram a chegar entre os anos de 1935 e 1940, vindos dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Vinham especialmente atraídas pela fertilidade das terras e facilidade de aquisição e fixação. Outro fator significativo na economia regional foi o ciclo da madeira, pois a fartura dos pinheirais traduzia-se em lucro certo e trabalho garantido. Em 1944 foi instalada a primeira indústria madeireira na localidade; a partir daí começaram a ser vendidas as terras que circundavam a localidade e que pertenciam ao advogado Marins Alves de Camargo. Os primeiros comerciantes de Vitorino foram Sudário Miranda, Bernardino Pereira e Santo Fracaro. Pela Lei n.º 631, de 27 de janeiro de 1951, o povoado de Vitorino passou à categoria de Distrito Administrativo. Em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.º 4.245, foi criado o município de Vitorino, com território desmembrado de Clevelândia. A instalação oficial deu-se no dia 29 de novembro de 1961. O nome da cidade é de origem geográfica, em homenagem ao Rio Vitorino, que banha o município, e faz referência ao cacique caingangue Vitorino Condá. Vitorino Condá foi o principal chefe dos índios que se fixaram nos Campos de Palmas. Era chamado de ‘pai-bang’ e foi grande colaborador dos desbravadores da região, juntamente com o cacique Viri. Os fazendeiros apoiavam-se nessas lideranças, para se protegerem de índios que não admitiam a tomada de posse de suas terras pelo homem branco. Vitorino Condá era um homem de bom caráter, honesto e ordeiro. Foi devidamente usado.

Geografia
População (2012)
Urbana : 6.981 hab.
Rural : 2.528 hab.
Total : 6.509 hab.

Taxa Anual de Crescimento
Urbana : 2,48%
Rural : -2,23%

Distâncias
da Capital : 453 km
do Porto de Paranaguá: 544 km
do Aeroporto mais próximo: 12 km (Pato Branco)

Área : 306,238 km2
Altitude : 756 metros
Latitude : 26° 15' 55'' Sul
Longitude : 52

Clima
Clima Subtropical Úmido Mesotérmico, verões frescos (temperatura média inferior a 22° C), invernos com ocorrências de geadas severas e frequentes (temperatura média inferior a 18° C), não apresentando estação seca.

Datas Festivas e Eventos
Data de Aniversário: 29 de novembro
Padroeiro: Senhor Bom Jesus da Coluna - 06 de agosto
Emancipação Política: 29 de novembro
Datas Festivas:
Festa do Padroeiro - agosto
Festival Vitorinense de Interpretação da Canção - FEVIO

Feriados Municipais:
Dia do Padroeiro - 06 de agosto
Aniversário do Município - 29 de novembro
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog