Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

CAMPO NOVO DO PARECIS - MATO GROSSO


População 2012:  27.980
Área da unidade territorial (Km²): 9.434,431
Densidade demográfica (hab/Km²): 2,92
Gentílico: Campo-novense

Gografia
Planície que parece não ter fim, onde o céu e a terra se confundem na linha do horizonte, é a principal característica física de Campo Novo do Parecis, distante 390km de Cuiabá. O município, situado no Médio-Norte do Estado de Mato Grosso, nasceu no Chapadão do Parecis, local visitado anteriormente por Marechal Cândido Rondon, é uma das principais regiões agricultáveis do Brasil. Foi aqui, que Mato Grosso deu a arrancada para o plantio do algodão no cerrado. Hoje, surge no cenário agrícola como um dos maiores produtores de grãos. Terceiro maior produtor de grãos do estado de Mato Grosso e consta dos dez maiores do Brasil. É o maior produtor nacional de milho para pipoca e girassol. Tornou-se nos últimos anos um dos principais pólos do Estado devido ao entroncamento rodoviário. A rodovia MT-235, juntamente com a BR-364, lhe permitiram ficar ao centro da Chapada do Parecis e, compor juntamente com os municípios de Tangará da Serra, Sapezal, Campos de Júlio, Brasnorte, Nova Maringá, São José do Rio Claro e Diamantino a grande região da Chapada do Parecis, com uma área de plantio de 1.350.000 e uma população de 200.000 habitantes. Além possuir extensas áreas planas com aptidão agrícola, Campo Novo do Parecis abriga inúmeras belezas naturais intocadas, constituídas de belos rios e de águas cristalinas, cachoeiras, monumentos de pedra criados pela natureza, caverna com inscrições rupestres e uma área de reserva indígena com diversas aldeias. Terra dos índios parecis e nambikwara é um convite irrecusável para o ecoturismo. Conhecido internacionalmente pela realização dos I Jogos Indígenas de Mato Grosso, possui um trabalho de intercâmbio cultural muito rico no qual mescla as tradições indígenas e a miscigenação de seus habitantes, que trouxeram os costumes herdados das suas cidades de origem, gerando uma cultura única ao município. Em fim, Campo Novo do Parecis é um município que vale a pena conhecer e investir.
História. de Campo Novo do Parecis
O Município de Campo Novo do Parecis tem em seus aspectos históricos relações diretas com a história do Mal. Cândido Rondon. Em 1907, Cândido Rondon passou pela região em busca do Rio Juruena, atingiu o Rio Verde e seguiu para o norte em busca do Salto Utiariti, fronteando o sítio onde nasceria o futuro município.

O território de Campo Novo do Parecis foi trabalhado em duas direções pelos serviços de linha telegráfica: uma para oeste rumando para Utiariti e Juruena e outra para leste, em busca de Capanema e Ponte de Pedra.

Em fins de janeiro de 1914, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt, passou defronte ao sítio de Campo Novo do Parecis, em viagem pela Amazônia, em Companhia de Rondon.

A ocupação efetiva da região deu-se na década de setenta, com abertura de fazendas e a instalação de famílias de migrantes vindos de estados sulistas. No lugar da futura cidade, à beira da estrada entre Diamantino e Utiariti assentaram-se diversas famílias. O local formava um cotovelo no ponto de encontro das retas conhecidas pelas denominações de Caitetu e Taquarinha.

Primeiramente a localidade foi chamada de Campos Novos, denominação que se confundia com a estação telegráfica de Rondon, na região de Vilhena. Aos poucos, o nome foi mudado para Campo Novo e em 1981, foi feita doação de 293 hectares de terras para formação de um patrimônio, com essa denominação.

A Lei nº 5.315, de 04 de julho de 1988, criou o município, já com o nome atual de Campo Novo do Parecis.

Fonte: Secretaqria de Educação do Município, IBGE
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog