Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

ONÇA PINTADA (Panthera onça)

ONÇA PINTADA (Panthera onça)


ONÇA PINTADA PANTANAL

A Onça-Pintada, também chamada de Jaguar, é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, depois dos tigres e dos leões.
Trata-se de um animal predador (que está no topo da cadeia alimentar), carnívoro e vertebrado (possui vértebras). Pertence à ordem carnívora e à família felidae. Seu nome científico é Panthera onca.
Foto de Onça-Pintada
Ela possui uma função ecológica muito importante visto ser um predador que auxilia no equilíbrio das populações de outros animais (presas).
Infelizmente, a onça-pintada é um dos animais que está na lista dos mais ameaçados de extinção.

Habitat: Onde Vivem?


As onças-pintadas vivem geralmente em densas florestas. Estão espalhadas na América do Norte, Central e Sul.
Em seus habitats naturais elas vivem cerca de 15 anos. Se criadas em cativeiro, a expectativa de vida pode aumentar aproximadamente 10 anos.

Hábitos


As onças-pintadas, como todos os felinos, são animais noturnos. Ou seja, elas caçam durante à noite.
Portanto, dormem durante o dia perto dos rios ou nas árvores. Vale citar que são ótimas nadadoras e durante muito tempo ficam na água.
É muito comum elas se lamberem para limparem seus pelos. Curioso notar que uns lambem os outros.
Quando maiores, as onças-pintadas são animais solitários, o que as difere dos leões.
São animais territorialistas, demarcando seu território com urina, excrementos e marcas de garras, sobretudo, nas árvores.

Estrutura Corporal


As onças-pintadas possuem dentes fortes e afiados para triturarem seus alimentos crus, além de mandíbulas alongadas e muito fortes.
Sua mordida é considerada uma das mais fortes do reino animal. Atacam geralmente a cabeça e o pescoço do animal que pode morrer na hora por lesões cerebrais ou sufocamento, visto a força e a eficácia de sua dentada.

É um animal quadrúpede sendo que sua estrutura corporal é adaptada para dar grandes saltos, facilitando a caça de suas presas.
Geralmente, os machos são maiores que as fêmeas. Outro fator decisivo para caçar é a velocidade desses animais. Elas se escondem e se aproximam silenciosamente para atacar as presas.
Elas possuem 4 espécies de “dedos” nas patas traseiras e cinco nas patas dianteiras. Suas garras são grandes, afiadas e retráteis, o que lhes permitem agarrar suas presas com maior precisão.
As onças-pintadas, como a maioria dos animais carnívoros, possuem audição e olfato bem desenvolvidos.
Elas possuem excelente visão noturna, o que lhes permite caçar e se proteger de outros animais durante a noite.
Seu estômago é de formato arredondado e possui grande quantidade de ácido clorídrico para realizar a digestão da carne. Sua língua é áspera, o que facilita comer até a carne presa nos ossos.
Quanto à sua aparência, elas apresentam diversas pintas (chamadas de rosetas) no rosto e no corpo todo.

Alimentação


ONÇA PINTADA COMENDO
A onça-pintada é um animal carnívoro e, portanto, se alimenta predominantemente da carne de outros animais menores ou menos ágeis que ela.
Por exemplo, veados, capivaras, macacos, antas, tatus, tamanduás, jacarés, cobras, peixes, porco-selvagem e diversas aves.
Normalmente, elas caçam animais de pequeno e médio-porte. São consideradas oportunistas visto que caçam qualquer presa que esteja disponível.
Curioso notar que algumas espécies de onças são onívoras, ou seja, comem, além de carne, frutos, raízes, sementes, insetos, etc.
Entenda melhor sobre os Animais Carnívoros e os Animais Onívoros.

Reprodução


A onça-pintada é um mamífero. Ou seja, seu corpo é coberto de pelos e possuem respiração pulmonar. As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta de 2 anos de idade. Já os machos, com aproximadamente 3 anos.
Os machos encontram as fêmeas pelo odor e pelas vocalizações que realizam durante a época de acasalamento. Note que as onças-pintadas são sexualmente ativas o ano todo.
A gestação das fêmeas dura cerca de 3 meses. A cada ninhada ela tem de 1 a 4 filhotes, e normalmente somente um deles chega a fase adulta.

Interessante notar que os filhotes das onças-pintadas nascem cegos e, portanto, em seus primeiros meses de vida são totalmente dependentes da mãe. Somente com duas semanas de vida que eles começam a enxergar.
Quando tem seus filhotes, a fêmea os alimenta com o leite produzido em suas mamas. São amamentados cerca de 3 meses.
Desde cedo as onças-pintadas aprendem a caçar com a mãe e quando atingem a idade adulta vão viver sozinhas marcando seu território.


Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog