Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

CLIMAS DO BRASIL


CLIMAS DO BRASIL

A grande extensão territorial e as diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, entre outros fatores, fazem com que o país tenha grande diversidade climática. Cortado no extremo norte pela linha do Equador e ao sul pelo trópico de Capricórnio, praticamente todo o Brasil se situa nas zonas de baixas latitudes (zona intertropical), nas quais predominam os climas quentes e úmidos, com média de temperatura de 20 ºC. A amplitude térmica – diferença entre as médias anuais de temperaturas máximas e mínimas – é menor nas proximidades do Equador e vai ficando maior na medida em que a latitude aumenta.Uma das classificações mais usadas para os tipos de clima do Brasil se baseia na origem, na natureza e na movimentação das massas de ar. No Brasil existem massas equatoriais, tropicais e polares. Segundo essa classificação, os tipos de clima presentes no país são equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico ou tropical úmido, subtropical e semi-árido.

Equatorial – Ocorre na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão, e está sob a ação das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e geralmente úmido. Suas principais características são temperaturas médias elevadas (de 25 ºC a 27 ºC), chuvas durante todo o ano – com índices próximos de 2 mil milímetros anuais – e reduzida amplitude térmica, não ultrapassando 3 ºC. No inverno, essa região pode sofrer influência da massa polar atlântica, que atinge a Amazônia ocidental, ocasionando um fenômeno denominado friagem, ou seja, súbito rebaixamento da temperatura.

Tropical – Abrange todo o Brasil central, a porção oriental do Maranhão, grande parte do Piauí e a porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais. Também é encontrado no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por temperatura elevada (de 18 ºC a 28 ºC), com amplitude térmica de 5 ºC a 7 ºC, e estações bem definidas – uma chuvosa e outra seca. A estação de chuva é o verão, quando a massa equatorial continental está sobre a região. No inverno, com o deslocamento dessa massa e a ação da massa tropical continental, diminui a umidade e, então, ocorre a estação seca. Apresenta alto índice pluviométrico, em torno de 1,5 mil milímetros anuais.

Tropical de altitude – É encontrado nas partes mais elevadas, acima de 800 metros, do planalto Atlântico do Sudeste. Abrange principalmente trechos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Recebe a influência da massa de ar tropical atlântica, que provoca chuvas no período de verão. Apresenta temperatura amena, entre 18 ºC e 22 ºC, e amplitude térmica anual entre 7 ºC e 9 ºC. No inverno, as geadas ocorrem com certa freqüência, em virtude da ação das frentes frias originadas do choque entre a massa tropical e a polar.

Tropical atlântico – Também chamado tropical úmido, estende-se pela faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas. Possui variação de temperatura entre 18 ºC e 26 ºC e amplitude térmica maior na medida em que se avança em direção ao Sul. No Nordeste, a maior concentração de chuva se dá no inverno. No Sudeste, no verão. O índice pluviométrico médio é alto, de 2 mil milímetros anuais, o que está associado ao relevo, com presença de planaltos e serras voltadas para o Atlântico.

Subtropical – Ocorre nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio: abrange o sul do estado de São Paulo e a maior parte do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. É influenciado pela massa polar atlântica, que determina uma temperatura média de 18 ºC e amplitude térmica elevada (10 ºC). As chuvas são pouco intensas, mil milímetros anuais, mas bem distribuídas durante o ano. Há geadas com freqüência e eventuais nevadas. Apresenta estações do ano relativamente bem marcadas. O verão é muito quente, e a temperatura pode ultrapassar os 30 ºC. O inverno, bastante frio, apresenta temperaturas inferiores a 0 ºC. A primavera e o outono têm temperatura média entre 12 ºC e 18 ºC.

Semi-árido – Típico do interior do Nordeste, na região conhecida como Polígono das Secas, corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Sofre influência da massa tropical atlântica, que, ao chegar à região, já se apresenta com pouca umidade. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (média de 27 ºC) e chuvas escassas, em torno de 700 milímetros anuais, e irregulares, concentradas nos quatro primeiros meses do ano. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega ao litoral norte da Região Nordeste e atinge o sertão, causando chuva intensa nos meses de fevereiro, março e abril. O fenômeno meteorológico El Niño também interfere na intensidade da seca nordestina.
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog