Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

GOUVEIA - MINAS GERAIS

Gouveia

Gouveia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 11.808 habitantes.

História
Gouveia foi fundada por Maria Gouveia, mas a cidade só prosperou com a ida do Barão de São Roberto para a cidade.

Em 7 de abril de 1841, o curato, torna-se freguesia, com a fundação da Paróquia Santo Antônio de Gouveia. Nos primeiros anos, a paróquia pertenceu ao Arcebispado primaz de Mariana; até que no ano de 1854, foi desmembrada para o recém criado Bispado de Diamantina.

A industrialização de Gouveia começou por volta de 1850, com a ida do Barão de São Roberto (que veio da cidade de Viana do Castelo em Portugal), para realizar a instalação de uma fábrica de tecido. O Barão de São Roberto (Quintiliano Alves Ferreira) era um baronato que residia na cidade de Gouveia, Minas Gerais. A fábrica de tecido então passou a chamar fábrica de São Roberto, (também nome da pequena vila de são roberto, próximo e pertencente à Gouveia).

O Barão de São Roberto, instalou sua casa no centro de Gouveia, uma casa pequena, pois ele guardava seu dinheiro, porque naquela época estavam falando da abolição da escravatura, e sem escravos, ele não conseguiria dinheiro. Então, o Barão (Quintiliano Alves Fereira), virou um abolicionista e foi construindo pequenas casas e doando à seus escravos e à familiares.

Atrações Turísticas de Gouveia Monumentos e Igrejas
Matriz de Santo Antônio: A matriz velha de Santo Antônio, já estava construída no ano de 1740 e sendo que em 1765 foi concedida à capela, autorização para ter a pia batismal e o patrimônio do Santíssimo Sacramento. A velha igreja, teve sua frente construída para uma lavra de diamantes, mas diz um lenda, que fala que a frente fora construída num ângulo que acreditava que dava para a cidade de Jerusalém. O sinos da igreja, existentes e funcionantes até hoje, foram batizados com o nome de Dona Maria I, homenageando a rainha de Portugal. A velha matriz fora demolida em 1959, para a construção da nova igreja. De estilo moderno, possui uma única torre que dá visão para toda a cidade. É sede da Paróquia Santo Antônio de Gouveia, fundada em 07 de abril de 1841, por Lei Provincial da Capitania das Minas Gerais e do Arcebispado de Mariana.

Igreja de Nossa Senhora das Dores
Igreja de Nossa Senhora das Dores: Data do século XVIII. Construída por escravos em cima de um grande bloco de granito, fora construída toda em pedra. Nela está a imagem de Nossa Senhora das Dores, que pertenceu a Chica da Silva. Fica no ponto mais alto dentro do perímetro urbano.

Igreja de Nossa Senhora de Lourdes: Fica no bairro São Roberto, onde está localizada a Fábrica São Roberto. Construída na década de 1930, é simples, mas de grande beleza.

Igreja de São Geraldo: Construída na década de 1990, em honra ao santo italiano, está localizada no bairro São Lucas.

Igreja de São Sebastião: Concluída em 2009, em honra ao mártir São Sebastião, está localizada no bairro Serrinha, ao lado do Cemitério São Miguel.

Praça do Calvário: Localizada ao lado da Igreja de Nossa Senhora das Dores, é palco das encenações da Sexta Feira da Paixão. Seu marco, são as estátuas do crucifixo com Cristo crucificado, ladeado por São João Evangelista e Nossa Senhora das Dores.

Casario Histórico: Ao longo da Praça Padre José Machado, no Centro, o casario representa o passado glorioso de Gouveia.

Prédio da Escola Estadual Aurélio Pires: Fundada pela Lei 9059 de 06 de maio de 1929, a Escola Aurélio Pires, é o marco da educação gouveiana.

Vila de São Roberto: Bairro onde está localizada a Fábrica São Roberto, fundada em 1888 e marco do desenvolvimento gouveiano. Vila, que lembra as antigas vilas operárias européias.

Estação Ferroviária de Barão de Guaicuy: Inagurada na década de 1920,pertencia à Estrada de Ferro Central do Brasil e servia como ramal entre a linha de Corinto e Diamantina. Deixou de funcionar na década de 1980. O lugarejo de Barão de Guaicuy se prosperou com a chegada do trem. Hoje em dia, é um ótimo lugar para quem procura sossego. Fica distante 14 Km do centro de Gouveia. O prédio da Estação é tombado pelo Patrimônio Municipal.

Principais Monumentos Naturais

Serra de Santo Antônio

Cachoeira de São Roberto

Pedra "Chapéu de Sol"

Cachoeira do Barro Preto

Cachoeira do Barão

Morro do Camelinho, onde está localizada a primeira Usina Eólica construída na América Latina.

Povoados e Distritos
Vila Alexandre Mascarenhas, Espinho, Pedro Pereira, Cuiabá, Engenho da Bilia, Engenho da Raquel, Riacho dos Ventos, Camelinho, Tigre, Caxambú, Água Parada, Córrego da Onça, Ribeirão de Areia, Bucaina, Barão de Guaicuy.
Festas e Eventos
Festa de São Sebastião: (Mês de janeiro). Moradores do bairro Serrinha, onde está localizada a igreja, todos os anos preparam a festa em honra ao padroeiro do bairro. Missas, procissões e barraquinhas, são os marcos da festa.
Carnaval: (Data Móvel). Perdeu o significado que tinha no passado, em consequência do famoso carnaval de Diamantina. Atualmente, tenta-se resgatá-lo.
Semana Santa: (Data Móvel). Durante 07 dias, seguimos os passos da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Inicia com a Sexta Feira das Dores e tem seu auge com o Triduo Pascal, que compreende, a Quinta Feira Santa, Sexta Feira Santa e o Sábado Santo. Durante estes dias, celebrações na Matriz de Santo Antônio, na Igreja de Nossa Senhora das Dores e na Praça do Calvário e procissões pela cidade, marcam os últimos passos de Cristo na terra. No Domingo de Páscoa, é celebrada a ressurreição, que se inicia com a procissão da ressurreição ainda na madrugada. É tradição na cidade a queima do Judas, que apesar de antiga, nunca foi oficializada pela Paróquia.

Festa de Santo Antônio: (01 a 13 de Junho). Durante 13 dias, celebra-se as honras ao padroeiro da cidade. Missas, procissões e barraquinhas, são os marcos da festa.

Quadrilhas: (Mês de junho / julho): São realizadas pelas Escolas estaduais, municipais e outras associações, em diversos pontos da cidade. Danças, apresentações culturais e barracas com comidas típicas são os marcos das festas. As festas são em honra a Santo Antônio, São João e São Pedro.
Kobufest: (2ª quinzena de Julho). Maior festa de integração regional do Estado de Minas Gerais. Bandas locais, regionais e nacionais, barracas com comidas típicas e outras atrações marcam a festa.

Festa de Nossa Senhora das Dores: (Mês de setembro). Moradores do bairro Capelinha, onde está localizada a igreja, preparam todos os anos, a festa em honra à padroeira do bairro. Missas, procissões e barraquinhas, são os marcos da festa.
Festa de São Geraldo: (Mês de outubro). Moradores do bairro São Lucas, onde está localizada a igreja, preparam todos os anos, a festa em honra ao padroeiro do bairro. Missas, procissões e barraquinhas, são os marcos da festa.

Órgãos e Serviços
Prefeitura Municipal de Gouveia: Alameda Souza Lima, nº. 1270, Bairro Capelinha.

Câmara Municipal de Gouveia: Praça Padre José Machado, Centro.

Pelotão da Polícia Militar de Gouveia: Rua Dr. Rômulo Franchini, Centro.

Delegacia de Polícia Civil de Gouveia: Avenida Prefeito Efigênio Gomes Pereira, Bairro do Sol. (Próxima a BR-259)

Escola Estadual Aurélio Pires: Avenida Juscelino Kubitschek, Centro.

Escola Estadual Joviano de Aguiar: Rua dos Alves, Centro.

Escola Estadual Augusto Aires da Mata Machado: Rua Cônego José Alves, Bairro Serrinha.

Escola Municipal Zulma Miranda: Rua Dr. Rômulo Franchini, Bairro Bela Vista.

Creche Municipal Recreio: Rua Coronel Sica, Centro.

Centro Social Cardeal Dom Serafim (Ginásio Poliesportivo): Avenida Alexandre Mascarenhas, Centro.

Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquista (Extensão Gouveia): Avenida Prefeito Efigênio Gomes Pereira, Centro.

APAE de Gouveia: Rua Ragosino Abaeté, Bairro do Sol.

Correios: Avenida Alexandre Mascarenhas, Centro.

Feira Livre do Produtor Rural (Mercado Municipal): Avenida Alexandre Mascarenhas, Centro.

Fábrica de Tecidos São Roberto (Estamparia S.A.): Avenida Francisca Diniz, Bairro São Roberto.

Hospital e Maternidade Dr. Aureliano Brandão: Rua Luiz Ponciano, Centro.

CESG - Centro Especializado de Saúde de Gouveia: Rua Coronel Sica, Centro.

Lar dos Idosos São Vicente de Paulo: Rua São Vicente, Centro.

Paróquia Santo Antônio de Gouveia: Rua Coronel Sica, Centro
Share:

Um comentário:

Unknown disse...

Gouveia é uma cidade "gostosa", tranquila e de muitas estórias e histórias, clima ameno na maior parte do ano e muito fria no inverno. Terra de cristais e Sempre-Vivas. Havia ali a Festa Estadual do Alho, um evento que durante a década de setenta movimentava a economia local.A fabrica São Roberto é um marco de um tempo glorioso para essa cidade, quando empregava centenas de pessoas. Saudade dessa terra e onde morei por algum tempo, quando criança.

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog