Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

HISTÓRIA DE ARAPUTANGA - MATO GROSSO

Araputanga

O território do município de Araputanga foi habitado por povos indígenas bororó desde tempos imemoriais, que eram denominado pelos paulistas de índios Cabaçais. Hoje, dos bororó não se encontra descendente no município, sendo que os remanescentes foram transferidos para a área indígena denominada Umutína, em Barra do Bugres. A região foi objeto de trabalho dos poaieiros, que extraíram raízes do arbusto denominado ipecacuanha - a ipeca, de propriedades medicinais. O povoamento originou-se em função do movimento de colonização programada do governo estadual iniciado na década de quarenta.

O próprio Estado participava dos trabalhos de colonização em alguns sítios, favorecendo a ocupação de vastas áreas ao redor. A mata fechada cobria um solo ubertoso.

Pelos anos de 1957/58, um grupo de imigrantes coreanos e japoneses adquiriram terras na região, a fim de implantar uma colonização modelo. Pretendiam situar a sede à margem esquerda do córrego das Pitas. Denominaram o lugar de Ituinópolis. No entanto, o projeto não vingou e a maioria foi embora.

A 23 de maio de 1963, a família Sato tomou a determinação de fundar o patrimônio, ao ser vendido o primeiro lote urbano. Ao povoado deu-se o nome de Paixão que perdurou durante anos. Esta denominação se devia ao fato dos pioneiros se apaixonarem pela riqueza natural do lugar. Era, assim, o segundo nome dado ao lugar, substituindo o de Ituinópolis.

A atual denominação foi sugerida pelo Dr. Nelson da Costa Marques, numa referência a grande quantidade de mogno (também chamada araputanga) existente na região.

Botanicamente, araputanga é árvore classificada por King como Swietenia macrophylla.

A 29 de maio de 1970 foi inaugurada a estrada ligando Araputanga à Cáceres. Araputanga passou a desenvolver-se rapidamente e tornou-se distrito, através da Lei n.º 3.922, de 04 de outubro de 1977, com território jurisdicionado ao município de Mirassol d´Oeste.

A Lei Estadual n.º 4.153, de 14 de dezembro de 1979 criou o município de Araputanga, o distrito do mesmo nome, criado como unidade integrante do município de Mirassol d´Oeste.

Artigo 2º - município de Araputanga fica constituído de dois distritos: Sede , Indiavaí. "No município se nomeiam as localidades de Cachoeirinha, Farinópolis, Monterlândia e Nova Floresta. Povoados menos são: Cantão, Santa Maria, Batuleba, José Bueno, Rio Vermelho, Córrego Rico, Arapongas, Harmonia, Mata Preta, Santa Rosa e Jaime Pedrosa.

Fonte: Citybrazil.uol.com.br
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog