Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

MACAPÁ - AMAPÁ

Macapá

Macapá é um município brasileiro, capital do estado do Amapá. Localizada no sudeste do estado, é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras capitais. Ademais, é a única cortada pela linha do Equador e que é localizada às margens do Rio Amazonas.

Quinta cidade mais rica do Norte brasileiro, o município representa, isoladamente, 2,85% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) da região, além de reunir em sua região metropolitana 499.166 habitantes, sendo a terceira maior aglomeração urbana do Norte. Sua Área é de 6.407 km² representando 4.4863 % do Estado, 0.1663 % da Região e 0.0754 % de todo o território brasileiro Desse total 32,7 km² estão em perímetro urbano. A cidade representa sozinha 60% da população do Amapá e 3,50% da população de toda a Região Norte do Brasil.

Segundo pesquisas feitas pelo IBGE em 2010, a cidade conta com uma população de 397.913, sendo que 97,92% vivem na zona urbana e 2,08% vivem na zona rural divididos em uma área de 6 563 km², resultando em uma densidade demográfica de 60,62 hab./km². Macapá vem se destacando entre as maiorias das capitais brasileiras pelo rápido crescimento ecônomico e populacional.

A toponímia é de origem tupi, como uma variação de "macapaba", que quer dizer lugar de muitas bacabas, uma palmeira nativa da região, a bacabeira, de nome científico "Oenocarpus bacaba Mart". Antes de ter o nome de "Macapá", o primeiro nome concedido oficialmente às terras da cidade foi Adelantado de Nueva Andaluzia, em 1544, por Carlos V de Espanha, numa concessão a Francisco de Orellana, navegador espanhol que esteve na região.
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog