Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

VITÓRIA DO JARÍ - AMAPÁ

Vitória do Jarí

Vitória do Jarí está localizado na mesorregião sul do Amapá e microrregião de Mazagão. É o mais novo município do Estado e sua emancipação político-administrativa aconteceu em 08 de setembro de 1994, através da lei nº 171/94. Com população de 11.529 habitantes (Estatística Ibge/2009), possui uma área de 2.483 km², clima tropical chuvoso, temperatura média 36° C, limita-se ao norte com os municípios de Laranjal do Jarí e Mazagão; ao sul com Estado do Pará; a leste com o Rio Amazonas e a Oeste com Estado do Pará.

História
O município foi desmembrado de Laranjal do Jarí, que surgiu pelos anseios de um núcleo populacional formado por trabalhadores do parque industrial, que desejavam transformar em benefícios à população local, os impostos pagos pela indústria Caulim da Amazônia-Cadam.

A sede do município representa uma ampliação das estratégias de ocupação ribeirinha iniciada em Laranjal do Jari, ambas com problemas refletidos pelas condições de vida palafítica de suas populações e pelos interesses conflitantes com o empreendimento que lhes promovem maior sustentação econômica.

O crescimento populacional foi fator decisivo a dar condições para a criação do município de Vitória do Jarí, que até hoje é chamada pela população da região de “Beiradinho”, naquela época, por ser um núcleo menor e estar dentro do município de Laranjal do Jarí.

Fonte: cleiasoares.blogspot.com
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog