Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

PATROCINIO (MINAS GERAI), HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PATROCÍNIO


População 2013: 85.400
Área da unidade territorial (Km²): 2.874,343
Densidade demográfica (hab/Km²): 28,69
Gentílico: Patrocinense
A fundação de Patrocínio deu-se em 1772, por ordem do Conde de Valadares, então capitão-general de Minas Gerais, que ordenou ao capitão Inácio de Oliveira Campos se estabelecesse no local, com fazenda de criação e agrícola, para abastecimento dos viajantes que transitavam de Minas para Goiás, passando por Pitangui.

Fundou o capitão Inácio de Oliveira Campos sua propriedade à margem do córrego do Bromado, no local chamado Catiguá, aí desenvolvendo extensa criação de bovinos. Quando o capitão Inácio de Oliveira chegou aqui adoeceu, sofrendo paralisia e ficando completamente inválido. A propriedade foi administrada por sua esposa Dona Joaquina de Pompeu, que se transformou numa autêntica matriarca, enviando gado para o Rio de Janeiro a fim de auxiliar as tropas de Dom Pedro I na luta pela Independência do Brasil.

Pela propriedade de Inácio de Oliveira que então se denominava "Fazenda Bromado dos Pavões" passaram todas as bandeiras que, de 1772 para diante, demandaram os sertões de Goiás, podendo-se citar, entre elas, a de Anhanguera e a de Lourenço Castanho.

Em 1773, já começam a fixar-se alguns forasteiros, iniciando-se o povoado que recebe o nome de Salitre, no local que, em 1798 , foi abrangido pela Sesmaria do Esmeril, concedido a Antonio Queiroz Teles.

Em 1804, registrou-se a "Provisão de Licença" aos moradores do povoado para erguerem uma casa de oração (onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz) sob proteção de Nossa Senhora do Patrocínio, estendendo-se o nome de Nossa Senhora do Patrocínio ao arraial do Salitre.

O distrito deve sua criação à Resolução Régia de 22/12/1812, confirmada pela Provincial nº 114 de 09/03/1839. A localidade foi elevada à categoria de curato e, 1829, com o nome de Nossa Senhora do Patrocínio. O município foi criado com a denominação de Nossa Senhora do Patrocínio e território desmembrado do de Araxá, ao qual pertencia, pela Provincial nº 171 de 23/03/1840, ocorrendo a instalação a 07/04/1842.

Por força Provincial nº 1995 de 13/11/1873, a sede do município recebe foros de cidade, instalando-se como tal a 12/01/1874.

Através de leis posteriores o município perde território pela emancipação dos distritos de Coromandel, Abadia dos Dourados, Serra do Salitre e Cruzeiro da Fortaleza.

Fonte: Ferreira, J.P., 1959, Enciclopédia dos Municípios Brasileiros; prefeitura municipal

Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog