Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

Cuiabá: A Cidade Verde


Cuiabá: A Cidade Verde 


 Cuiabá é a capital do estado de Mato Grosso. Fundada em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberta por Miguel Sutil ,ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba-SP ,ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu,acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização. Situa-se na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município vizinho, Várzea Grande.




PONTOS TURÍSTICOS


Parque Nacional da Chapada dos Guimarães



Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação brasileira, situada no estado de Mato Grosso, nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, que recebeu a guarida federal através do Decreto 97.656, de 12 de abril de 1989. Possui uma área total de 33 mil hectares. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Cachoeira Véu da Noiva


Cartão postal da Chapada de Guimarães, a cachoeira do Véu de Noiva é formada pelo rio Coxipó com 86 metros de queda livre, é o principal ponto de visitação do Parque Nacional. Além da cachoeira, o vale e as escarpas do morro - formadas de arenito - aumentam a beleza do local. A cachoeira pode ser observada a partir de um mirante próximo à administração do parque. No local, existe um restaurante típico regional muito bem adaptado à paisagem e o ecoturista pode obter informações no centro de visitantes e comprar artesanato na lojinha.


Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul



 Um dos passeios mais bonitos da Chapada dos Guimarães leva à caverna Aroe Jari ("Morada das Almas"), uma gigantesca gruta de arenito (a maior do país) com 1,5 km de extensão, trechos submersos e muitas pinturas rupestres. Sua abertura principal soma impressionantes 10 metros de altura e 60 de largura. Uma outra entrada lateral também chama a atenção pela grandiosidade. Leve lanternas para poder explorar o ambiente ao máximo. 
Na parte final, a caverna abriga ainda um lago - a Lagoa Azul. Apesar das águas cristalinas, é proibido mergulhar na linda piscina. Para contentar, aposte nas fotos com feixes de luz que deixam o cenário ainda mais mágico: em julho (das 13h30 às 15h30) e em agosto (pela manhã), o sol forma a figura de uma ampulheta entre o teto e a água.

Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf - Sesc Arsenal


Em 1989 o Sesc adquiriu o prédio do Arsenal, através de uma permuta com o exército. Após grandes reformas, que respeitaram o tombamento histórico e as necessidades técnicas de cada atividade cultural, o Arsenal de Guerra abre suas portas para os artistas e a população em agosto de 2001, como Centro de Atividades Sesc Arsenal. Porém sua inauguração oficial foi em 15 de agosto de 2002. 
 Em dezembro de 2009 a unidade recebe oficialmente o nome de Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf - Sesc Arsenal. Uma homenagem em reconhecimento aos esforços do ex-presidente do Sistema Federação do Comercio de Bens e Serviços do Estado de Mato Grosso - Fecomércio/Sesc-Senac-MT, responsável pela instalação desse, que é um dos principais espaços destinado à cultura do Estado. 
 Hoje o Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf conta com os seguintes espaços: Central de Atendimento, Choperia, Centro de Difusão e Realização Musical, Cinema, Banco de Textos de Artes Cênicas, Galeria de Artes,  Laboratório da Palavra, Teatro, Biblioteca, Salão Social, Sala de Dança, Oficina de Ideias, Ateliê de Artes, Teatro de Formas Animadas, Núcleo de Cinema, Ponto de Artesanato e Terraço Plural.


Zoológico da UFMT


"O zoológico funciona normalmente no período das 8h às 18h, de terça a domingo. O passeio é gratuito".
"São aproximadamente 500 animais dentre aves, répteis e mamíferos, divididos em 80 espécies diferente, proporcionando diversão e conhecimento a respeito da fauna regional. O Tuiuiú, por exemplo, símbolo do Pantanal Mato-grossense, é uma ave que se encontra no Zoo da UFMT (...). O Zoológico da UFMT recebe mensalmente cerca de 6.000 visitantes, dentre esses centenas de turistas nacionais e internacionais, estudantes do ensino fundamental e médio, idosos, crianças etc."
"É reconhecido por sua particularidade de cuidar somente de animais regionais e pela qualidade de seus recintos que proporcionam aos animais uma boa qualidade de vida".


Parque Mãe Bonifácia


O parque Mãe Bonifácia é um parque urbano inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares.
Seu nome deu-se em homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitada por quilombolas). O parque possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica.
No local, pode-se ver a vegetação típica do cerrado, especialmente na época de florada, que ocorre por volta de agosto. Os visitantes também podem ver parte da fauna do cerrado, como saguis, cutias, gambás, cobras e aves de diversos tipos, em seu habitat natural, as árvores ou mesmo cruzando as trilhas do parque.



Fonte: Wikipedia, Google imagens

Ajude os idealizadores do blog, clique em um dos nossos anúncios. Obrigado :)
Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog